Como funciona um torno CNC?

 

Torneamento:

O torneamento é o processo de retirada de material de uma peça cilíndrica com objetivo de dar acabamento ou obter uma outra forma, nesse processo o material é preso em uma placa que gira em alta velocidade enquanto ferramentas presas na máquina desbastam o material até obter a forma e o acabamento pretendidos.

Tornos CNC:

Os tornos cnc são máquinas semelhantes aos tornos mecânicos, porém proporcionam a indústria muito mais produtividade e repetibilidade, isso porque os tornos cnc são controlados por um comando numérico computadorizado que designa coordenadas para a ferramenta enquanto controla também a rotação do eixo árvore.

Os comandos do torno podem ser gerados de forma manual, digitando o código G direto no comando numérico da máquina, ou por meio de programação CAD/CAM onde o programador, em um computador, cria um modelo 3D em CAD da peça a ser usinada e exporta para um programa CAM, onde serão definidos os caminhos da ferramenta para obter a peça projetada e gerar um código G com esses caminhos e coordenadas. Após gerar o código G no CAM, o programa pode ser transferido para a máquina por meio de uma entrada USB ou por uma conexão Ethernet

Quais as vantagens do torno CNC?

As principais vantagens de um torno CNC sobre um torno convencional são: 

Produtividade, os tornos CNC por serem máquinas que executam suas operações de forma automática podem produzir peças, de forma ininterrupta, por muito mais tempo e com maior velocidade.

Complexidade, Peças muito complexas podem, muitas vezes, ser um desafio até para o mais experiente dos torneios o que pode levar a um alto tempo de produção e a eventuais peças “mortas”. O torno CNC pode fazer peças complexas com mais produtividade e sem “matar” peças.

Repetibilidade, as máquinas CNC podem fabricar a mesma peça quantas vezes forem necessárias, sem que haja diferenças no acabamento e medidas das peças, o que pode fazer muita diferença em produções seriadas.

 

Segurança, por serem máquinas totalmente fechadas, os operadores não têm acesso físico à parte interna da máquina quando esta está em operação.

Conheça nossas opções de tornos CNC:

 

A linha de tornos CNC Sinitron conta com máquinas de 750 mm até 3000 mm de comprimento torneável, e diâmetro admissível sobre o barramento de 320 mm até 800 mm. Sendo uma linha flexível, a linha de tornos CNC de barramento paralelo Sinitron pode atender qualquer necessidade de produção, com diversas opções de customização que vão desde os sistemas de fixação da placa (hidráulica ou eletrica) até o comando numérico que pode ser escolhido de acordo com a necessidade e compatibilidade com outros equipamentos de sua indústria.

 

Personalização:

 

Opções de rotação:

Os tornos CNC Sinitron podem ser construídos e configurados com componentes para atingir rotações maiores.

 

Avanços:

Outra opção disponível é o upgrade no avanço rápido dos eixos X e Z.

 

Comando Numérico:

Os comandos numéricos que acompanham os tornos CNC Sinitron podem ser alterados de acordo com a preferência ou compatibilidade de cada empresa:

Siemens:

  • Siemens SINUMERIK 808D
  • Siemens SINUMERIK 828D

Software:

  • Shopturn (para Siemens SINUMERIK 828D).

 

Porta ferramentas:

A escolha do porta ferramentas do torno CNC pode ser adequada a necessidade de cada produção, podendo ter de 4 a 12 ferramentas, e podendo também serem porta ferramentas hidráulicos, pneumáticos, elétricos ou servo acionados.

 

Entre em contato:

Escolher uma máquina CNC para sua produção pode ser uma tarefa difícil e muitas vezes confusa com tantas opções e variáveis a se levar em consideração, por isso estamos à disposição para fornecer um atendimento técnico para ajudar você a escolher a máquina certa para otimizar sua produtividade e seu custo de produção. Entre em contato por qualquer um de nossos canais de atendimento: